quarta-feira, 15 de junho de 2011

"I Salomão Matos na Roça"

No último dia 10 de junho de 2011, a Escola Salomão Matos, realizou a sua festa junina em grande estilo, com a participação de toda a comunidade escolar. O evento contou com um torneio desportivo que iniciou no perído da manhã se estendendo até as 19:00h, a pescaria com os alunos do 1º ano da manhã, além das apresentações de quadrilhas das escolas Semente do Saber e Oscarina Santos, a festa contou ainda com a presença da quadrilha de Joanes, de Soure e da Melhor Idade, e com apresentações das turmas do 2º ano da manhã, 3º ano e Eja da noite e 1º ano da tarde.



Para 1º ano a festa foi um sucesso. Parabéns a todos os funcionários!






































































quinta-feira, 9 de junho de 2011

I SEMEAM ENCERRA COM GRANDE CAMINHADA

O terceiro e último dia da I SEMEAM encerrou com uma grande caminhada, onde cada equipe pode demonstrar través dos "gritos de guerra" seu engajamento na causa ambiental. Antes disso,porém, as equipes representadas por três alunos , participaram de um "QUIZ" sobre questões ambientais. UM VERDADEIRO SHOW DE CONHECIMENTOS!! Respostas na ponta da língua. E as Equipes vencedoras foram WORD GREEM(manhã) e DEFENSORES DA NATUREZA(TARDE) . Logo em seguida ao QUIZ, foram apresentadas danças com temática ambiental. Os julgadores tiveram bastantes dúvidas, pois todas as equipes se esmeraram. E as equipes vencedoras nesse quesito foram WORD GREEM(manhã) e VIGILANTES DA NATUREZA(tarde).

O resultado final da grande disputa foram as equipes:
WORD GREEM(manhã)
AMIGOS DA NATUREZA(tarde)
PARABÉNSSSS!!!!VACÊS SÃO O MÁXIMO!

A I SEMEAM vai deixar saudades. E VAMOS PARA A II SEMEAM EM 2012!!!





sexta-feira, 3 de junho de 2011

I SEMEAM:SEGUNDO DIA RECHEADO DE PROJETOS E PALESTRAS



O segundo dia da I SEMEAM seguiu agitado na Escola Salomão Matos. O evento prosseguiu recheado com palestras e apresentação de projetos. Tudo tendo como temática o meio ambiente. Mais interessante ainda foi que todas as questões foram voltadas para a realidade local. Problemas como o do lixo e da erosão em Salvaterra foram os mais abordados neste dia. O preparo dos alunos era visível durande as explanações.Foram realizadas pesquisas em várias fontes, pesquisas de campo, entrevistas, sempre ilustradas com imagens.Apresentações de alto nível. Parabéns, alunos!
E vamos seguindo para o terceiro e último dia. Qual equipe será a vencedora?
E o painel de disputas ficou assim:

Palestra(apresentação de pesquisa sobre problemas ambientais locais):
MANHÃ:Greenday
TARDE:Amigos da Natureza

Projeto de Preservação Física e Ambiental da Escola Salomão Matos(como melhorar e conservar o patrimônio escolar?)
MANHÃ:Energia da Vida e Grecosal
TARDE:Defensores da Natureza









quinta-feira, 2 de junho de 2011

ABERTURA DA l SEMEAM


A abertura da I SEMEAM foi empolgante. Iniciou com a fala do diretor da nossa escola José Barbosa, posteriormente a palavra do Profº Jardes Assis, representando Núcleo de Ciências Humanas. E foi dado o primeiro "ponta pé" para a grande gincana. Equipes postadas, ensaiadas, anciosas para apresentarem suas produções e fazerem bonito em favor do Meio Ambiente.

A primeira atividade foi a apresentação do nome de cada equipe:
MANHÃ: Greenday, Energia da Vida, Word Green e Grecosal
TARDE:Guerreiros do Meio Ambiente, Vigilantes da Natureza, Defensores da Natureza e Amigos da Natureza.
Feita a defesa e explicação a respeito dos nomes, partiu-se então para a entoação do Grito de Guerra. A mesa de julgadores composta pelos professores João, Jaci e Lidiane, nesta primeira tarefa foi bastante criteriosa.Neste quesito as equipes com maiores pontos foram:
MANHÃ: Greenday e Grecosal.
TARDE: Vigilantes da Natureza

Na tarefa Música Brasileira com Temática Relacionada à Questão Ambiental os vencedores foram:
MANHÃ:Energia da Vida e Word Green
TARDE:Amigos da Natureza

Na apresentação da Garota SEMEAM, as representantes das equipes fizeram bonito com coreografia e vestimenta adequas. As vencedoras fora:
MANHÃ:Energia da Vida e Word Green
TARDE:Guerreiros do Meio Ambiente e Defensores da Natureza

No quesito Caracterização e Descrição de Animal em Extinção
contamos com momentos no mínimo ilário. Os melhores foram:
MANHÃ:Word Green
TARDE:Vigilantes da Natureza

No Painel Evolução de Salvaterra Através de Fotos(Ontem e Hoje) foi surpreendente ver como a cidade mudou. As equipes que se destacaram foram:
MANHÃ:Energia da Vida
TARDE:Amigos da Natureza

A criatividade foi a marca no quesito Música Composta para Salvaterra exaltando o Meio Ambiente. As equipes que mais se destacaram foram:
MANHÃ:Word Green
TARDE:Amigos da Natureza

E as atividades do segundo dia já começaram. Qual será a equipe vencedora do I SEMEAM?
Vamos lá, meninos! Juntos defendendo o Meio ambiente.











PROJETO: Literatura em Fotoclip




No período de 18/04 a 17/05/2011, nossa Escola, através de uma parceria com a FUNARTE(Fundação Nacional de Arte), recebeu o Projeto "LITERATURA EM FOTOCLIP". As atividades foram realizadas sob a coordenação da Profª Mariléia de Sousa Modesto,e contaram com oficinas compostas por vinte alunos, com o objetivo de orientá-los para o domínio de um instrumental necessário para a produção de fotoclips, cuja temática envolveu Literatura. Foi um sucesso!