segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Memória do Projeto Palestina

O ano letivo de 2010 se inicia! Enquanto os corredores da Escola voltam a ganhar vida, a programação de boas vindas [aguardem as imagens do evento nas próximas postagens!] aos nossos alunos vai sendo realizada...

A atividade foi cuidadosamente idealizada pela equipe gestora, técnica e docente, juntamente com os órgãos colegiados (Conselho Escolar e Grêmio Estudantil) durante a Jornada Pedagógica. [Nas imagens, as técnicas Simone e Nete expondo suas idéias e os professores prestando atenção...]


Como parte do roteiro, que basicamente apresenta o funcionamento da instituição, o Núcleo de Ciências Humanas (composto pelas disciplinas de Filosofia, Geografia, História e Sociologia) ficou encarregado dos projetos existentes na escola.

Naturalmente, voltamos ao nosso próprio projeto: "Questão Palestina: uma abordagem multidisciplinar", desenvolvido nas turmas do 2º ano da manhã, no ano de 2009.

Para os que ainda não conhecem, o Projeto foi pioneiro na abordagem dos conteúdos por Núcleo de Conhecimento - não apenas na Escola, mas em toda a região, antecipando inclusive as diretrizes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

E, para os que participaram do Projeto, aqui vai a última tarefa: registrem nos comentários, a opinião pessoal de voces sobre a experiência!!
Já temos a auto-avaliação e a avaliação geral do Projeto feita por todos os participantes na defesa das monografias, para a banca examinadora, composta pelos professores do Núcleo [na foto, super concentrados na apresentação da equipe, no dia da defesa das monografias...] Mas o que queremos agora é poder compartilhar essas informações com toda a comunidade escolar. Então, MÃOS A OBRA!

Vale reclamar, dar sugestões, desabafar, lembrar das horas de sono que perderam... Estamos aguardando!

23 comentários:

  1. Relembrar os dias de angustia, de raiva, de choro, de desilusões, não foi nada fácil...
    Tenho a certeza de que participar de um trabalho de tamanha grandeza e grandes conhecimentos, foi bastante proveitoso, porém, me deixou até hoje com tamanha dor de cabeça, pois ao lembrar, me dar uma raiva tão grande, que a cabeça começa a doer. Mas ao mesmo tempo a emoção vem e me deixa feliz, pois foi um trabalho que exigiu muito esforço e dedicação de todos os participante do projeto... Adquirimos muitos conhecimentos! Obrigada a todos os professores que nos escolheram para a participação desse projeto pioneiro.
    Assina: Alessandra Vasconcelos

    ResponderExcluir
  2. não presenciei essa maravilhaaaa, mais pelo q me contaram acho q foi super divertidoooo....
    isso é muito bom pois faz com q os alunos gostem de se divertir e aprender ...
    mal cheguei e já gostei dessa escola maravilhosa,pode crer q a escola salomão matos esta conquistando a admiração de todos.
    ass: laura cibelle

    ResponderExcluir
  3. Sou a aluna Marilyn Regina aluna da escola,participei do projeto e achei excelente,pois me incentivou muito,apesar das noites sem dormir direito,das horas de trabalho para que nós pudéssemos dar o melhor,foi feito com muita dedicação e muito esforço,agradeço aos professores por ter nos dado essa oportunidade,não tenho nada a reclamar pois isso serviu muito para o osso aprendizado e vai contribuir para a conclusão do nosso curso,um projeto que foi experimental e que deu certo,podemos ver com o resultado,obrigada professores por essa oportunidade.

    ResponderExcluir
  4. Foi muito bom participar do projeto, tive uma grande experiência. Onde pude perceber que a escola está preocupada com o ensino dos seus alunos....apesar das dificuldades que tivemos em fazer uma monografia em pleno 2º ano foi bastante extenso de uma certa forma mas conseguimos alcançar os nosso objetivos foram poucos mas por sinal bastante lucrativos..
    tivemos bastante desentendimento em nossas equipe onde nem todos estavam preucupados com o trabalho pois uma equipe de 7 alunos apenas 3 se preocupavam e ficaram com todo trabalho pesado.....
    ass: welliton silva

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Magda cristina ,esse projeto foi excelente pois eu aprendi muito .
    Esse trabalho fará com que quando eu chegar na universidade eu não terei muita dificuldade para realizar meus trabalhos .
    se eu pudesse dar uma nota eu daria nota 10
    pois os professores nos passaram muita confiança para a conclusão desse projeto.

    ResponderExcluir
  6. o projeto palestina no 2º ano teve um otimo aproveita mento dentro das espectativas do nucleo de ciências humanas. Foi uma esperiencia diferente de todos anos da escola, um projeto feito por alunos para defesa de monografia dentro das mateerias (Geografia, historia, filosofia e sociologia)
    P.s: willy Gonçalves.

    ResponderExcluir
  7. Sou a aluna Leilanny Brito.
    O projeto foi ótimo serviu como experiência para nós.
    Apesar dos momentos difíceis que tivemos,
    conseguimos concluir o nosso projeto com sucesso!
    Agradeço aos professores que nos deram incentivo de não desistir e seguir em frente nossa caminhada.
    Obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  8. O Projeto PALESTINA foi bastante interessante, onde os alunos se aprofundaram bem no assunto, tiveram conhecimento do que acontecia. Bom, eu não me dei muito bem nesse trabalho não, acho que eu devia ter me esforçado mais, para ter uma boa pontuação.

    ResponderExcluir
  9. O trabalho foi muito bom, e, sentimos muitas dificuldades no momento em que estávamos prestes a apresentar, principalmente no trabalho escrito, mas em fim deu tudo certo foi um grande projeto que foi muito difícil e meio chato de se enteder na primeira de orientação.

    ResponderExcluir
  10. O projeto do 2 ano foi muito mal organisado mais teve varios pontos autos, isso e de grande valor.
    janysom.

    ResponderExcluir
  11. BOM NÃO VOU NEGAR QUE FOI MUITO INTERESSANTE,ATE PORQUE FOI ,UMA COISA DIEFRENTE ATE ENTÃO AINDA NÃO FEITO NO COLEGIO CONOSCO SEM DÚVIDAS TIVEMOS INUMEROS PROBLEMAS MAS COM O DECORRER DO TEMPO FORAM SOLUCIONADOS . TAMBÉM NÃO VOU NEGAR QUE NÃO ME SAI MUITO BEM MAS COM CERTEZA APRIMOREI MUITO MAS OS MEUS CONHECIMENTOS E POSSO DIZER QUE HOJE ESTOU BEM MAS PREPARADA PARA O PRÓXIMO PROJETO.
    MARCELA JANINE

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Cinara e no ano passado participei do projeto que eu não sei ao certo o nome,só sei que falava sobre a questão Palestina, coisas que eu odiava ouvir, e com o projeto passei a odiar ainda mais. No começo eu achei até legal, porque eu ia conhecer melhor o porque de tanta guerra, mais com o andamento do projeto comecei ficar meio doida com tantas interrogações que nem meus professores sabiam me responder. Eu pensei em até parar de estudar com medo do que me esperava no futuro. Mais o lado bom da coisa foi que aprendi um pouco, mais só um pouco mesmo, sobre tudo aquilo. Hoje em dia eu ainda tenho um certo trauma só de ouvir falar na bendita questão Palestina, mais tenho certeza de que um dia eu me recupero.

    ResponderExcluir
  13. bom esse projeto teve um alto sigficado para o ensino e a exploraçâo de novos conhecimentos , serviu para aumentar o aprendizado , mas contudo varias coisas deveriam ter sido feitas como uma melhor divulgação desse projeto.

    ResponderExcluir
  14. O projeto palestina foi um projeto bem legal
    tirandu a parte que eu naun me preparei mto pro projeto mas eu gostei mto =]

    ResponderExcluir
  15. foi uma experiência única onde nós tivemos que mostrar nossa responsabilidade para com o projeto.de primeiro foi bem difícil lidar com esse tipo de trabalho mas ao desenvolver do projeto conseguimos nos dedicar e entender melhor o objectivo do projeto.damos os parabéns aos professores pela iniciativa de implantar o projeto na escola com o objetivo de ajudar os alunos a conhecer outras culturas e dificuldades como ficamos sabendo sobre a palestina atraves do projeto.
    Espero que os alunos que irão fazer o projeto que eles possam se dedicar como nós nos dedicamos.
    muito obrigado:Luy Malato
    Lara Bragança
    Mayara Amador
    Nayana Paraense
    Maiane Amador

    ResponderExcluir
  16. o projeto pode ter sido muito importante sim para que os alunos aprendessem e se preparassem para a universidade, mas foi muito sobrecarregado o conteúdo. muitas regras rígidas fizeram com que fosse muito complexo. Foi bem organizado pelos professores mas não pôde prevenir fatos eventuais que ocorreram e atrapalharam o desenvolvimento do trabalho.

    ResponderExcluir
  17. eu achei o projeto super interessante pro nosso aprendizado pois e dele que vamos tirar uma base quando tivemos em uma universidade na nossa defesa do TCC.
    alem de ter sido de mais cansativo fora isso foi muito bom.

    ResponderExcluir
  18. foi bastante trabalhoso mas ,no final de tudo foi algo "diferente", e isso serviu como mas uma experiencia para todos os alunos que fizeram parte desse projeto!;p

    ResponderExcluir
  19. esse projeto foi uma experiencia muito diferente, porque os professores trouxeram um projeto baseado no tcc. uma experiencia que nos alunos nunca tivemos, porque os anos anteriores foi sempre seguido as ordem da escola, como prova, trabalho e etc..
    para nos a parte mas difícil foi porque perdemos muitas noites de sono, mas foi bom ter essa experiencia que os porque quando nos alunos chegarmos a uma universidade vamos ter essa experiencia que os professores inovarão na escola salomão matos..

    jean carlos

    ResponderExcluir
  20. o projeto que foi abordado pelos professores andre,leticia,rosivane,jardes foi uma experiencia muito nova para os alunos da escola salomão matos.
    um projeto que foi de suma importância para nos, um projeto baseado no tcc.. esse projeto foi composto pelas disciplinas de Filosofia, Geografia, História e Sociologia..

    mayane

    ResponderExcluir
  21. para mim o projeto foi de grande importância,por mais que tenha sido muito cansativo, trabalhoso,e com grandes problemas não só para um grupo mais para todos, ele nos deu a oportunidade de nos familiarizar com a universidade que iremos no futuro.

    ResponderExcluir
  22. Esse projeto foi muito interessante porque com isso nos conseguimos aprender de uma forma diferente sobre a Palestina abordando as diversas matérias e com isso foi muito mais interessante e também muito mais difícil mais conseguimos abordar muito melhor a questão palestina

    ResponderExcluir
  23. creio que o projeto de ciencias humanas foi muinto bem elaborado pelos professores que estão de parabens,nós alunos tivemos um pouco de dificudades mas isso tambem faz parte.

    ResponderExcluir

Estamos ansiosos pela sua contribuição!